O que é Arte?

A palavra Arte vem do Latim “Ars”, significa técnica e ou habilidades. Geralmente é atribuída ao processo de criação e manifestação estética ou comunicativa que é realizado a partir de emoções, percepções e idéias com o intuito de estimular o pensamento, possibilitando diferentes interpretações para uma única obra.


Pintura nas Cavernas
A cultura de um povo ou de uma época é preservada por meio da arte e com ela, desde os primórdios, o homem vem dando contribuições, as pinturas nas cavernas, rochas e madeiras, as esculturas gregas, igrejas e construções, cada homem participou e participa desta construção, na necessidade de melhorar o seu estado, civilização, de progredir.
Mas como identificar uma obra de arte, como considerar ou consagrar alguns artistas e obras?
O conceito de arte é algo amplo e muitas vezes de valia individual, carregado de sensações e sentimentos que tal obra ou objeto podem causar, além de ser instável, muda conforme a época e sociedade, o que hoje é considerado arte, amanhã pode já não ser mais, ou ainda, antes de sua época não ser assim considerada. Um exemplo não muito distante são as catedrais góticas hoje adoradas e admiradas.
David de Michelangelo
Por fim mesmo sem possuir uma definição clara e lógica podemos constatar algumas produções como sendo “arte”, numa espécie de sexto sentido e consenso conjunto de valores e padrões por meio de crenças transmitidas pela sociedade, um conceito intelectivo que por meio de associação de idéias que evocam acontecimentos, analogias e semelhanças. Definimos assim Mona Lisa de Leonardo da Vinci e David de Michelangelo como exemplos de obra de arte. 
A Arte possui diversos desdobramentos e definições, podendo ser vista e interpretada como “atividade humana que procura o belo”, em que a procura do Belo é relativa onde a arte é dependente desta estética, e a moral é a segunda opção de beleza para julgar seu valor. Valor esse que é a soma das análises feitas em objetos desejáveis de excelência, sendo por isso procurado em todas as Artes, como uma fonte de prazer para os sentidos e inteligência.
Ou com outras definições como “Arte é a lei e a idéia daquilo que se quer descrever por meios materiais”. Ou ainda “Arte é pura linguagem: É o máximo esforço realizado pelo homem a fim de se exprimir de maneira mais compreensível e mais universal”.
Uma definição concreta e universal de o que é Arte é difícil de ser apontada. Para uma compreensão da Arte é necessário que cada pessoa, com sua percepção, educação, moral e ética chegue pouco a pouco à definição, descobrindo em si os termos, os caminhos e as metas para poder definir o que é ou não Arte. A compreensão de Arte não consiste em uma ou cem definições: a compreensão da arte é um modo pessoal, íntimo, que nós formamos com uma educação técnica, moral e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário