Dada Hoje

Século XXI


O dadaísmo foi um movimento, uma critica a sociedade da época em que se originou (1916) , por tanto pertence a um momento especifico da história. Porém é possível encontrar trabalhos que sofram alguma influência, direta ou indireta deste movimento, as fotomontagens, ready-mades e principalmente o non-sense são características que mais evidenciam o movimento até hoje. Mas de fato se faz difícil encontrar nos dias de hoje artistas que se denominem dadaístas.
Quebrando regras e designando novas formas de se expor e expressar o dadaísmo transformou o que antes não era arte em arte, ampliando e propondo reflexões sobre as formas tradicionais.


Lady Gaga
Um caso a ser citado é a cantora, dançarina, performance e polêmica Lady Gaga, que no ano de 2010 compareceu a premiação do VMA (Video Music Awards) da MTV americana, usando apenas um vestido de carne, feito pelos designers Franc Fernandez e Nichola Formichetti. Gaga explicou que a roupa não era uma ofensa, e sim um modo de chamar a atenção para o preconceito: "Se não defendermos o que acreditamos e não lutarmos pelos nossos direitos, logo teremos tantos direitos quanto a carne que cobre nossos ossos. Eu não sou um pedaço de carne".
Em sua frase Lady Gaga evidencia sua crítica a sociedade, num ato totalmente inesperado e inusitado, talvez sem sentido algum (non-sense) mas que principalmente após sua declaração provoca reflexão.


Absolut Vodka
No meio publicitário, junto a concepções criativas, utilizado para disseminar ideais na sociedade, pode se destacar as garrafas de “Absolut Vodka”, que atualmente é a terceira maior marca de bebidas do mundo segundo site da empresa, sempre ousando e inovando em suas embalagens lançam edições limitadas com rótulos bem produzidos por diferentes artistas, designers e fotógrafos do mundo inteiro conforme o seguinte trecho de um documento disponibilizado (em inglês) no site da marca, diz: “... começou com Andy Warhol pintando o primeiro anúncio de arte para a Absolut. Hoje, a Coleção de Arte Absolut contem mais de 800 peças de artistas como Keith Haring, Damien Hirst e Louise Bourgeois.” (THE ABSOLUT COMPANY, 2009), e desde o início garrafas vêem sendo produzidas com a intenção de homenagear cidades, eventos históricos, cultura e datas comemorativas.
O dadaísmo tendo grande importância sobre os movimentos de contestação da arte conquistou duas destas edições especiais de “Absolut Vodka”
A primeira, com uma imagem produzida por meio de recortes e de alguns nomes dos principais representantes do movimento ao seu fundo, sendo empregada umas das grandes características do movimento, a fotomontagem (obras criadas com recortes), e a segunda uma garrafapossuindo elementos da técnica ready-made (muito utilizada por Marcel Duchamp, que consiste em transportar elementos do cotidiano e sem altera-los, transformar em arte), desta vez estruturada por peças de metal pregadas em uma árvore.


No Brasil o artista e designer Eduardo Srur, cujas obras, também chamadas de intervenções públicas, são expostas em ambiente público, formando uma galeria a céu aberto, facilitando e permitindo o acesso a diferentes camadas sociais e faixa etárias a vivenciarem as manifestações artísticas, aproximando-os do universo da arte. Utilizando-se de ready-mades, do non sense, e da crítica, junto à reflexão.
Em sua obra mais recente, exposta no parque do Ibirapuera em São Paulo fardos de lixo de diversos tipos de materiais recicláveis prensado formaram um imenso labirinto.  Segundo Srur, a ideia é “criar uma obra provocativa que reative os sentidos e a percepção do público. O espectador é convidado a entrar no labirinto em busca da saída entre os resíduos sólidos, colocando-o frente a frente com o lixo que produz.”. 
Obra de Eduaro Srur
Em outra intervenção urbana Eduardo Srur expôs 20 esculturas gigantes e coloridas na forma de garrafas pet as margens do rio tiête, chamando a atenção para o lixo despejado diariamente no rio.
Sempre utilizando de coisas corriqueiras, objetos do dia-a-dia e recicláveis, o artista procura chamar a atenção para os hábitos da população, atentando-os sempre para a preservação do meio ambiente, alterando a paisagem da cidade e questionando o sistema social de forma crítica e bem humorada.

Um comentário: