Textos

O Dadaísmo
Uma introdução ao movimento dada. 


            Antes de realmente começar esse texto, gostaria de me apresentar. Meu nome é Francisco Picape e vou cuidar dos textos desse blog. 
            Em 1916, na cidade de Zurique na Europa, ocorreu a abertura do Cabaret Voltaire, um clube fundado por Hugo Ball, poeta, escritor e filósofo alemão, e Emmy Hennings, escritora e performer alemã, com o intuito de produzir uma nova linguagem artística, algo que chocasse a burguesia da época e que fosse capaz de ajudar as pessoas a esquecerem dos horrores da Primeira Guerra Mundial. Com ele nasceu o dadaísmo, um movimento artístico para expressar as decepções em relação à incapacidade das ciências, religião e filosofia que se revelaram pouco eficazes em evitar a destruição da Europa e questionar os padrões de arte estabelecidos na época. O movimento surge com um caráter anti-racional, como reflexo das consequências emocionais deixadas pela Primeira Guerra: a indignação, instabilidade, revolta, agressividade.
Existem diversas explicações para se entender o nome empregado a este movimento “dadaísmo”, alguns pesquisadores dizem que a palavra “dada” foi encontrada por Hugo Ball e Tristan Tzara por acaso em um dicionário alemão-francês significando “cavalo de pau” o que sinaliza uma escolha aleatória, contrariando qualquer tipo de sentido racional. Outros apontam a palavra como sendo um nada, sem significado algum, como as primeiras palavras ditas por uma criança que ainda não fala “gugu, dada” marcando assim um nonsense ou a falta de sentido que pode ter a linguagem...
O movimento se expandiu e alcançou outros lugares como Paris, o centro mais importante na época, ponto de convergência de artistas provenientes de todas as partes do mundo. Hannover, cidade natal de Kurt Schwitters, artista plástico, poeta, pintor e escultor alemão, muito próximo do movimento dadaísta. Berlim, sede do grupo dadaísta mais diretamente empenhado no campo político. E Nova Iorque, onde Man Ray, pintor, fotógrafo e anarquista, teve seus primeiros resultados.
Como características do dadaísmo tem-se a ruptura da linguagem artística tradicional (destruição dos sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte), a ironia, a reinvenção da relação entre objetos e palavras adequadas para sua definição, a casualidade, o inconsciente para a criação artística e o non-sense (a falta de sentido). Promovendo a mudança, a espontaneidade, a liberdade, contradição, defendendo o absurdo, a incoerência, o escândalo e o caos, rejeitando toda e qualquer convenção ou tipo de tradição.
Por tentar recriar um conceito de arte, incentivando um protesto de antiarte baseado na ruptura das antigas formas tradicionais afirmou-se muitas vezes que a origem do pensamento dadaísta tenha vindo do niilismo (descrença absoluta).
Para muitos artistas o dadaísmo foi uma etapa fundamental para outras experiências, como o surrealismo e o pop art, movimentos que contam entre os seus fundadores artistas anteriormente ligados ao dadaísmo.




O que é Arte?
Diversos desdobramentos e definições.

A palavra Arte vem do Latim “Ars”, significa técnica e ou habilidades. Geralmente é atribuída ao processo de criação e manifestação estética ou comunicativa que é realizado a partir de emoções, percepções e idéias com o intuito de estimular o pensamento, possibilitando diferentes interpretações para uma única obra.


Pintura nas Cavernas
A cultura de um povo ou de uma época é preservada por meio     da arte e com ela, desde os primórdios, o homem vem dando  contribuições, as pinturas nas cavernas, rochas e madeiras, as esculturas gregas, igrejas e construções, cada homem participou e participa desta construção, na necessidade de melhorar o seu estado, civilização, de progredir.
Mas como identificar uma obra de arte, como considerar ou consagrar alguns artistas e obras?
O conceito de arte é algo amplo e muitas vezes de valia individual, carregado de sensações e sentimentos que tal obra ou objeto podem causar, além de ser instável, muda conforme a época e sociedade, o que hoje é considerado arte, amanhã pode já não ser mais, ou ainda, antes de sua época não ser assim considerada. Um exemplo não muito distante são as catedrais góticas hoje adoradas e admiradas.


David de Michelangelo
Por fim mesmo sem possuir uma definição clara e lógica podemos constatar algumas produções como sendo “arte”, numa espécie de sexto sentido e consenso conjunto de valores e padrões por meio de crenças transmitidas pela sociedade, um conceito intelectivo que por meio de associação de idéias que evocam acontecimentos, analogias e semelhanças. Definimos assim Mona Lisa de Leonardo da Vinci e David de Michelangelo como exemplos de obra de arte. 
A Arte possui diversos desdobramentos e definições, podendo ser vista e interpretada como “atividade humana que procura o belo”, em que a procura do Belo é relativa onde a arte é dependente desta estética, e a moral é a segunda opção de beleza para julgar seu valor. Valor esse que é a soma das análises feitas em objetos desejáveis de excelência, sendo por isso procurado em todas as Artes, como uma fonte de prazer para os sentidos e inteligência.
Ou com outras definições como “Arte é a lei e a idéia daquilo que se quer descrever por meios materiais”. Ou ainda “Arte é pura linguagem: É o máximo esforço realizado pelo homem a fim de se exprimir de maneira mais compreensível e mais universal”.
Uma definição concreta e universal de o que é Arte é difícil de ser apontada. Para uma compreensão da Arte é necessário que cada pessoa, com sua percepção, educação, moral e ética chegue pouco a pouco à definição, descobrindo em si os termos, os caminhos e as metas para poder definir o que é ou não Arte. A compreensão de Arte não consiste em uma ou cem definições: a compreensão da arte é um modo pessoal, íntimo, que nós formamos com uma educação técnica, moral e espiritual. 



Principais Representantes
Artistas Dadaístas.

O movimento dadaísta influenciou muitos artistas, nesse post você vai conhecer um pouco mais a respeito daqueles que melhor representaram o dadaísmo, por meio de suas obras e pela crítica à sociedade da época.


Marcel Duchamp



Marcel Duchamp
Nascido na cidade de Blainville-Crevon, França, em 28 de julho de 1887, Duchamp é considerado por muitos o maior símbolo do movimento dadaísta, Marcel se reinventava, sua evolução como artista se iniciou antes de sua fase dadaísta, o artista realizou trabalhos dentro de vários movimentos como cubismo e fauvismo.    
Em 1911 conhece Francis Picabia, este que levaria o conceito de anti-arte para Nova Iorque, para onde o próprio Duchamp iria mais tarde. Junto com Man Ray desenvolveu algumas idéias que mais tarde dariam origem aos Ready-mades.
A obra de Marcel Duchamp se caracteriza por criticar fortemente a arte e os conceitos estabelecidos, também gosta de relacionar o cotidiano e objetos comuns no dia-a-dia em suas obras, as suas obras dadaístas mais famosas são os Ready-mades.


Francis Picabia
Francis Picabia
Francis Picabia nasceu no dia 22 de janeiro de 1879 em Paris, além de pintar, também era escritor, ilustrador e poeta, foi influenciado por Picasso, Henri Matisse e Marcel Duchamp, além de obras dadaístas, também participou do movimento surrealista, seu estilo mudou totalmente ao longo de suas obras.
Em 1915 Picabia viaja para Nova Iorque onde conhece Marcel Duchamp. Começa a trabalhar com Duchamp e Man Ray naquilo que seria a versão americana do movimento dadaísta.
Em suas obras faz uma chocante relação entre máquinas e sexualismo, satirizando os valores burgueses. Em 1916 volta a Europa e em 1921 volta a Paris para novamente direcionar suas obras ao dadaísmo, porém nessa época o movimento já não causa o mesmo impacto de antes.


Man Ray
Man Ray 
Nascido na Filadélfia, no dia 27 de agosto de 1890, era diferenciado, pois além de pintar também era fotógrafo e cineasta, gostava de pintar aquilo que se imaginava, o que não existia, e fotografar o que existia, o que era real.
Em 1915 conhece Marcel Duchamp, e passa a ser influenciado pelo movimento dadaísta, passando a produzir ready-mades, também cria novos estilos de fotografia para criar imagens. Em 1920 ajuda Duchamp na construção de sua primeira máquina, o que seria um dos primeiros exemplos de arte cinética.
Man Ray dizia que o dadaísmo não tinha espaço comparado ao caos de Nova Iorque, e em 1921 vai para Paris onde mais tarde faria parte do movimento surrealista.


Tristan Tzara 
Tristan Tzara
Nasceu Samuel Rosenstock, em 16 de abril de 1896 em Moinesti na Romênia, poeta, foi um dos líderes do movimento dadaísta, esteve presente na inauguração do Cabaret Voltaire, local onde o dadaísmo foi criado, movimento do qual Tzara se tornaria um dos principais artistas.
Tristan foi o responsável pela expansão dadaísta na Europa, após consolidar o movimento na Alemanha, por meio da revista Dada da qual ele era o principal editor, em 1920 vai para Paris onde também estabiliza o movimento e continuou a editar a Dada até 1922.
Tristan Tzara possuía um estilo mais pesado com sua ideia de “destruir a sociedade”, sendo repreendido por outros artistas dadaístas. Publica uma crítica a André Breton e Francis Picabia, quando o dadaísmo se enfraquecia, alguns anos depois ingressa no movimento surrealista.



Dada Hoje 
Século XXI


O dadaísmo foi um movimento, uma critica a sociedade da época em que se originou (1916) , por tanto pertence a um momento especifico da história. Porém é possível encontrar trabalhos que sofram alguma influência, direta ou indireta deste movimento, as fotomontagens, ready-mades e principalmente o non-sense são características que mais evidenciam o movimento até hoje. Mas de fato se faz difícil encontrar nos dias de hoje artistas que se denominem dadaístas.
Quebrando regras e designando novas formas de se expor e expressar o dadaísmo transformou o que antes não era arte em arte, ampliando e propondo reflexões sobre as formas tradicionais.


Lady Gaga
Um caso a ser citado é a cantora, dançarina, performance e polêmica Lady Gaga, que no ano de 2010 compareceu a premiação do VMA (Video Music Awards) da MTV americana, usando apenas um vestido de carne, feito pelos designers Franc Fernandez e Nichola Formichetti. Gaga explicou que a roupa não era uma ofensa, e sim um modo de chamar a atenção para o preconceito: "Se não defendermos o que acreditamos e não lutarmos pelos nossos direitos, logo teremos tantos direitos quanto a carne que cobre nossos ossos. Eu não sou um pedaço de carne".
Em sua frase Lady Gaga evidencia sua crítica a sociedade, num ato totalmente inesperado e inusitado, talvez sem sentido algum (non-sense) mas que principalmente após sua declaração provoca reflexão.


Absolut Vodka
No meio publicitário, junto a concepções criativas, utilizado para disseminar ideais na sociedade, pode se destacar as garrafas de “Absolut Vodka”, que atualmente é a terceira maior marca de bebidas do mundo segundo site da empresa, sempre ousando e inovando em suas embalagens lançam edições limitadas com rótulos bem produzidos por diferentes artistas, designers e fotógrafos do mundo inteiro conforme o seguinte trecho de um documento disponibilizado (em inglês) no site da marca, diz: “... começou com Andy Warhol pintando o primeiro anúncio de arte para a Absolut. Hoje, a Coleção de Arte Absolut contem mais de 800 peças de artistas como Keith Haring, Damien Hirst e Louise Bourgeois.” (THE ABSOLUT COMPANY, 2009), e desde o início garrafas vêem sendo produzidas com a intenção de homenagear cidades, eventos históricos, cultura e datas comemorativas.
O dadaísmo tendo grande importância sobre os movimentos de contestação da arte conquistou duas destas edições especiais de “Absolut Vodka”
A primeira, com uma imagem produzida por meio de recortes e de alguns nomes dos principais representantes do movimento ao seu fundo, sendo empregada umas das grandes características do movimento, a fotomontagem (obras criadas com recortes), e a segunda uma garrafapossuindo elementos da técnica ready-made (muito utilizada por Marcel Duchamp, que consiste em transportar elementos do cotidiano e sem altera-los, transformar em arte), desta vez estruturada por peças de metal pregadas em uma árvore.
Obra de Eduardo Srur
No Brasil o artista e designer Eduardo Srur, cujas obras, também chamadas de intervenções públicas, são expostas em ambiente público, formando uma galeria a céu aberto, facilitando e permitindo o acesso a diferentes camadas sociais e faixa etárias a vivenciarem as manifestações artísticas, aproximando-os do universo da arte. Utilizando-se de ready-mades, do non sense, e da crítica, junto à reflexão.
Em sua obra mais recente, exposta no parque do Ibirapuera em São Paulo fardos de lixo de diversos tipos de materiais recicláveis prensado formaram um imenso labirinto.  Segundo Srur, a ideia é “criar uma obra provocativa que reative os sentidos e a percepção do público. O espectador é convidado a entrar no labirinto em busca da saída entre os resíduos sólidos, colocando-o frente a frente com o lixo que produz.”.


Em outra intervenção urbana Eduardo Srur expôs 20 esculturas gigantes e coloridas na forma de garrafas pet as margens do rio tiête, chamando a atenção para o lixo despejado diariamente no rio.
Sempre utilizando de coisas corriqueiras, objetos do dia-a-dia e recicláveis, o artista procura chamar a atenção para os hábitos da população, atentando-os sempre para a preservação do meio ambiente, alterando a paisagem da cidade e questionando o sistema social de forma crítica e bem humorada.




Dadaísmo no Brasil
Modernismo dadaísta


  No Brasil o Dadaísmo abrangeu as artes plásticas e principalmente a literatura, sendo representada por escritores e artistas dos primeiros anos do modernismo no Brasil, nesse início do movimento modernista buscavam o arrojado e o polêmico, onde o Dadaísmo se encaixava perfeitamente, sendo assim as idéias absorvidas do Dadaísmo Europeu que se enquadravam nesse estilo serviram de grande influência para os artistas do modernismo.


Flávio de Carvalho
  Um dos maiores representantes foi o pintor Flávio de Carvalho, considerado um dos maiores nomes do modernismo Brasileiro, Flávio teve a oportunidade de conviver pessoalmente com os ícones do Dadaísmo por viver um algum tempo na Europa. Ismael Nery que também é um artista modernista, pintor que demonstrou grandes influências Dadaístas na sua ultima fase de pintura onde andava pelo surrealismo e também pelo Dadaísmo, sendo essa fase de sua carreira tida pelos críticos como a mais importante e promissora.
Foi na literatura Modernista Brasileira onde o Dadaísmo mais se disseminou, com escrita totalmente brasileira com linguagem nacional totalmente livre e abusando do uso de paródias. O escritor Manuel Bandeira considerado o maior poeta lírico brasileiro do Modernismo mostrou muita influência Dadaísta em suas obras, principalmente trabalhando no poema-piada.


Ismael Nery
O maior exemplo de referências Dadaístas na literatura foi Mario de Andrade um dos precursores do Modernismo no Brasil. Em seus poemas apresentava críticas e principalmente o “Non Sense” característica básica do Dadaísmo. No livro de Mario de Andrade chamado “Paulicéia Desvairada” existe indícios claros de Dadaísmo, nesse mesmo livro existe um poema chamado Ode ao Burguês onde Mario de Andrade onde já no prefácio autor recomenda que leia esse poema só quem soubesse urrar.
Ode ao burguês 
“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,

é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”


(Mario de Andrade, 1922)
Mario de Andrade
O modernismo foi o movimento que acolheu todos esses artistas com influências europeias principalmente do Dadaísmo. O movimento modernista surgiu em 1922 junto à famosa “Semana de Arte Moderna de 1922” um marco na história artística nacional, o Dadaísmo só se fez tão presente porque o modernismo no Brasil tinha como características o desejo de liberdade de criação e expressão e a busca do moderno, original e polêmico, essa busca foi suprida por influências europeias conhecidas pelos artistas onde o Dadaísmo se enquadrou perfeitamente a esse modo de fazer sátiras e contestar a sociedade e a maneira de se fazer arte na época.

Um comentário: